Pesquisadoras Atuais

Marina Cavalcanti Tedesco (Nina Tedesco)
Doutora em Comunicação. Professora do Departamento de Cinema e Vídeo e do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Entre outros livros, organizou "Mulheres que constroem imagens: a parceria criativa de Kátia Coelho e Lina Chamie" (2024) e "Trabalhadoras do cinema brasileiro: mulheres muito além da direção" (2021), e co-organizou "Cinematografia, Expressão e Pensamento (2019), Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro" (2017), finalista do Prêmio Jabuti 2018, e "Corpos em projeção: gênero e sexualidade no cinema latino-americano" (2013). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Seus principais temas de pesquisa são cinema latino-americano, mulheres no audiovisual e direção de fotografia.

Maíra Tristão
Maíra é pesquisadora e realizadora audiovisual. Doutoranda em Comunicação e Cultura (UFRJ), orientada por Ivana Bentes e coorientada por Marina Tedesco (UFF). Mestra em Cinema (Universidade NOVA Lisboa), bacharel em Ciências Sociais (UFES) e Comunicação Social (UVV). Já realizou curtas-metragens com exibições nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa envolvem questões relacionadas às mulheres no cinema brasileiro e latino-americano e coletivos de cinema.

Anna Cecília Prestes Costa
Anna Cecília é mestranda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense, desde 2025. É licenciada em Ciências Sociais (2019) e em Cinema e Audiovisual (2025) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é bolsista Fiotec no Canal Saúde/Fiocruz, onde produz, roteiriza e apresenta podcasts. É integrante voluntária do projeto de extensão "EnCineClube" do CEFET de Nova Iguaçu. Nele já proferiu palestras sobre temas relacionados ao cinema, ofertou a oficina "Roteiro como experiência estética" e auxilia na produção de conteúdo audiovisual para as redes sociais do projeto. O foco da sua pesquisa de mestrado é a solidão em roadmovies dirigidos por mulheres.

Juliana Joaquim Gomes
Servidora da Universidade Federal Fluminense, desde 2006 atua no Cine Arte UFF, cinema que faz parte do Centro de Artes. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, onde desenvolve pesquisa sobre a atriz e cineasta inglesa (radicada nos EUA) Ida Lupino. Tem bacharelado em Ciências da Computação (2003) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharelado em Comunicação Social/Cinema (2007) pela Universidade Federal Fluminense. Realizou curso de extensão em Roteiro para Cinema, TV e novas mídias (2011) pelo CCE/PUC-RJ. Cinéfila desde pequena, seus principais temas de interesse são a teoria cinematográfica, estudos de gênero, filme noir e, claro, filmes dirigidos por mulheres.

Renata Masini Hein
Doutoranda, mestra (2025) e bacharela (2020) em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Fez parte da comissão organizadora do Colóquio Internacional 50 anos sem com Sara Gómez (2024) e da equipe de curadoria da 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos (2024). Desenvolve pesquisa sobre o Nuevo Cine Latinoamericano em uma perspectiva de gênero e faminista, com ênfase nas obras das cineastas Sara Gómez (Cuba), Marta Rodríguez (Colômbia) e Beatriz Palacios (Bolívia).

Emanuela Patrício Moraes
Graduando no bacharelado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Em 2023, atuou como monitora bolsista da disciplina de "Preservação Audiovisual". Em 2024, atuou como bolsista de extensão no projeto P.A.L.A.V.R.A, programa de alfabetização infantil, da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura de Niterói. Em 2025, atua como bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ, com a pesquisa sobre Videastas feministas brasileiras dos anos 80.

Lívia Maria Gonçalves Cabrera
Lívia Cabrera é atriz formada pelo SENAC Araraquara, bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, mestre pelo Programa de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF e doutoranda no mesmo programa. Realiza pesquisas na área de história e política do audiovisual brasileiro e o pioneirismo de mulheres no audiovisual brasileiro, especialmente Carmen Santos. É servidora pública federal com passagens pela UFSCar e ANCINE, atualmente ocupando o cargo de gerente do Cine Arte UFF, sala de cinema com perfil comercial e universitário localizada em Niterói-RJ. Tem experiência em gestão pública, produção, curadoria, realização e direção audiovisual.

Yanara Cavalcanti Galvão
Pesquisadora, professora, curadora e cineclubista. Doutoranda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (PPGCine/ UFF) e mestra em Cinema e Narrativas Sociais pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da Universidade Federal de Sergipe (PPGCINE/ UFS). Com pesquisa em andamento sobre políticas e processos criativos do cinema brasileiro contemporâneo por cineastas mulheres com foco na experiência em Pernambuco. Integrante do Grupo de Pesquisa Mulheridades Cinematográficas do PPGCine-UFF, coordenado por Marina Tedesco (2024-atual). São áreas de interesse e pesquisa: cinema e audiovisual brasileiro; cinemas feitos por e com mulheres; políticas do cinema e audiovisual; cinema e educação.

Beatriz dos Santos
Beatriz dos Santos é graduanda no Bacharelado em Cinema e Audiovisual, na UFF. Foi monitora voluntária na disciplina de Produção em Cinema e Audiovisual. É bolsista na Iniciação Cientifica "Diretoras de Fotografia - Produção e difusão de dados e filmes pelo combate à desigualdade de gênero no cinema brasileiro", coordenada por Nina Tedesco. E atua como assistente de produção no Cineclube Quase Catálogo. Atualmente dedica-se nas funções de assistência de direção e produção no audiovisual.

Catarina Koury
Catarina Koury é graduanda no Bacharelado em Cinema e Audiovisual, na UFF. Atua como monitora voluntária na disciplina de Produção em Cinema e Audiovisual. É bolsista na Iniciação Cientifica pelo CNPq/UFF com a pesquisa "Diretoras de Fotografia - Produção e difusão de dados e filmes pelo combate à desigualdade de gênero no cinema brasileiro", coordenada por Nina Tedesco.






